Querido Edward

 "O ar entre nós não é simplesmente espaço vazio."

Autora: Ann Napolitano
Editora: TAG / Editora Schwarcz

   Edward, de 12 anos, está se mudando com os pais e o irmão mais velho, Jordan. Enquanto os móveis, roupas e pertences da família atravessam parte dos EUA pela estrada, a família viaja de avião. Além deles alguns personagens também fazem essa viagem: uma mulher que foge do marido controlador, uma que acaba de descobrir que está grávida, um investidor financeiro, um veterano de guerra voltando para casa e uma aeromoça cativante.

   O que poderia ser só mais uma viagem comercial pelo país acaba se tornando uma grande tragédia, quando o avião cai e só Edward sobrevive. Indo morar com os tios, ele precisa se recuperar fisicamente e tentar continuar sua vida de uma maneira totalmente inesperada. 
"Parece cruel que despejem suas emoções nele quando sua própria tristeza e seu próprio medo são tão vastos que Edward precisa se esconder deles. As lágrimas dos desconhecidos são ferroadas em sua pele exposta."

   Recebi o livro na caixa TAG de Agosto/2020 (não é patrocinado, infelizmente), e fiquei encantada pelo projeto gráfico. A capa, o box e a revista trazem cores agradáveis e são muito bem feitos. Fiquei em dúvida em como me sentiria com essa leitura nesse período tão difícil de pandemia, e não foi uma leitura fácil.

   Edward é um menino que estava para recomeçar a vida em outro estado quando sofre um grave acidente e perde tudo o que mais amava. O irmão mais velho que era seu ídolo, seus pais que deveriam estar ali por muitos mais anos. É devastador tentar imaginar essa sensação. Além disso tudo ele se torna uma sensação nacional, com muitas pessoas querendo conhecê-lo e muita informação sobre ele na internet e na televisão. 
"Então ele morde um anelzinho de cereal no meio e se força a não se lembrar de nada, a não pensar em nada, até que tudo o que existe seja insipidez - uma insipidez que Edward agora identifica como si mesmo."
   A forma como a autora trata o luto e o processo de crescimento do personagem é muito honesta e muito delicada ao mesmo tempo. As pessoas à sua volta estão tão perdidas quanto ele e tentam ao mesmo tempo lidar com os seus sentimentos e com os do menino, mas não existe uma resposta certa. A autora intercala momentos passados no avião com momentos da vida de Edward após a queda.

   Além do tema central, o livro também traz outras formas de luto e outras questões a serem discutidas, como o papel de alguém na vida, o quanto pequenas coisas podem trazer grandes consequências. Foi difícil, mas valeu muito a pena ler esse livro nesse momento. Com essa questão da pandemia tenho tido vários questionamentos parecidos e me ajudou a lidar com alguns sentimentos.

   E vocês, já leram esse livro? Só achei a versão limitada da TAG na internet, mas espero que outra editora publique por aqui logo. Enquanto isso, temos a versão em inglês na Amazon ou neste link alguns vendedores estão vendendo a versão usada da TAG: Amazon.


Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...