A Menina Que Não Sabia Ler + PROMOÇÃO


"Na tradição de Henry James e Edgar Allan Poe, uma história incrível sobre uma menina e o poder de sua imaginação."


Autor: John Harding
Editora: LeYa

   No interior da Nova Inglaterra em 1891, Florence, de 12 anos, e seu irmão caçula, Giles, moram numa grande casa com alguns funcionários, sustentados por um tio que se tornou seu tutor, uma vez que os dois são órfãos. O tio, mora em Londres, e permanece afastados dos dois, que nem o conhecem. Passam o dia brincando pela casa, até que um dia Florence descobre uma enorme biblioteca atrás de uma porta desconhecida.

   Giles não se interessa por aquele amontoado de papel com símbolos desconhecidos, salvo por ver alguns com figuras grandes. Florence, por sua vez, fica deslumbrada, e quer mais que tudo, descobrir como ler tudo o que se encontra ali. Uma coisa a impede: ela não sabe ler e seu tio não quer que ela aprenda.

   Em outro foco, a casa é dita como mal-assombrada e Florence tem sonhos tenebrosos com uma mulher que ameaça seu irmão. Sua educação não é importante, mas seu irmão precisa de uma perceptora. Uma mulher misteriosa aparece para o cargo, e se torna perturbadora para a menina, que começa a se preocupar em proteger seu irmão e seu segredo.

   O livro me tocou de várias maneiras. O amor de Florence pelos livros me levou a ver uma realidade que felizmente não enfrentei: como somos sortudos por sabermos ler, e como fazemos tão pouco disso às vezes. O analfabetismo é uma realidade para várias pessoas atualmente, assim como o analfabetismo funcional, e mais triste ainda o que vemos com uma frequência perturbadora: os que sabem ler e não sabem interpretar. Um grande número de pessoas que não conseguem entender o que está escrito ou não conseguem ultrapassar as palavras e ver o que existe por trás delas.

   O livro se desdobra em outro assunto também. Florence desconfia da perceptora e entra numa guerra contra esta. Mas coisas do passado e atitudes da menina nos confundem. Será que suas preocupações são reais, ou ela tem uma imaginação muito grande? É um grande suspense, cheio de descobertas, reviravoltas e desconfianças.

   O desfecho do livro é surpreendente e perturbador. Traz um grande mistério e questionamento. Mas vale muito a pena. O livro é de tirar o fôlego, roubando os minutos até o final. É o tipo de história que não se consegue largar. Os personagens são cativantes, e a trama é densa.

Eu indico tanto que farei...

SORTEIO!!!

  Bom, quem acompanha o facebook e o twitter do blog viu que comprei cinco livros para sortear. E um deles é o da resenha! Espero que todos estejam interessados na história e ansiosos para conseguir um exemplar ;)

  Uma observação que eu devo fazer é que comprei o livro para sortear numa promoção, então a edição veio diferente da edição que eu já tinha. O livro é mais fino e com folhas brancas, sem o relevo que a capa original tem. Ele será enviado ainda lacrado, como veio.

   O sorteio será feito no dia 01/05 através do rafflecopter, uma plataforma usada por vários outros blogs com sucesso, e fácil de usar. Qualquer dúvida vocês podem perguntar :)

Alguns esclarecimentos sobre o sorteio:

- Para seguir o blog só é necessário uma conta do Google, Twitter ou Yahoo. É só clicar em "Participar desse site" na lateral do blog e logar com a sua conta. Esse passo é necessário para a promoção!
- Existe a opção de Twittar sobre a promoção, que pode ser refeita todo dia.
- A plataforma usa um sistema de pontuação, quanto mais pontos você fizer mais chances de ganhar. Então vamos participar de tudo! :D

a Rafflecopter giveaway

28 comentários:

  1. Resenha bacana! Me fez refletir que realmente somos sortudos por saber ler e termos sido introduzidos à esta prática desde cedo.

    ResponderExcluir
  2. É um triste verdade. Vejo pelos comentários, que alguns sabem ler, mas não sabem compreender a postagem.
    Já tinha interesse nesse livro e agora com sua análise, mas um motivo para colocá-lo na frente.
    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha.
    Vejo muito isso.
    Encontro alguns comentários no CDL que a pessoa consegue ler, mas não consegue compreender.
    Triste isso!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!
    Pois é, ainda não cheguei nessa fase de comentários desse gênero, o blog ainda está pequeno.
    Eu fico desesperada vendo conversas no facebook e comentários em blogs que geram discussões acaloradas por má interpretação das pessoas. Falta um pouco de prática na leitura e de vontade de saber mais. Muitas pessoas ainda encaram a leitura como algo desnecessário.

    ResponderExcluir
  5. Interessante essa coisa da biblioteca atrás da porta como metáfora da leitura como porta para um mundo novo desconhecido. O problema é que o analfabetismo torna esse mundo inacessível.

    ResponderExcluir
  6. Paarticipando! Uma vez li um pedaço desse livro em uma livraria mas tive que ir embora, e não me interessei mais por ele. Uma pena, parece que ele é bem legal, além de nos fazer refletir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Sorte,e Sarah! É bem interessante, e dá uma agonia ao ler, fiquei louca para terminar!

      Excluir
  7. Participando . . .

    Seguidora : Debby

    ResponderExcluir
  8. O título do livro me chamou muito a atenção pois eu gosto muito do livro "A menina que roubava livros", li a sinopse e gostei.
    Resenha esta bem bacana ^^

    Tomara que eu ganhe u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :D
      A história não é somente sobre o título, achei até que o título está deslocado na história, mas o livro é muito bom ;)

      Boa sorte!

      Excluir
  9. Parabéns pela resenha, curti muito! Já havia lido uma resenha desse livro, mas a sua foi de longe muito melhor :)

    Acho que o que mais me chamou a atenção foi o título do livro, que lembra muito A menina que roubava livros, mas, lendo resenhas, percebi que a história, em si, não tem nada a ver com a de AMQRL.

    Espero que eu ganhe hehe

    ResponderExcluir
  10. Adoro ler mas to sem grana, seria uma boa ganhar esse livro, nunca ouvi falar, o que tornaria mais interessante.

    ResponderExcluir
  11. O livro me pareceu ser muito bom, já tinha lido vários posts a respeito desse livro e sempre quis ler e com sua palavra me deixou com mais vontade! Abraços! e participando da promo! =)

    ResponderExcluir
  12. Adorei a idéia deste blog. Meus sinceros parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Já faz um bom tempo que estou querendo ler esse livro. Eu gosto da temática e acho essa capa uma graça!
    Que bom que vc curtiu a leitura. Sua resenha me deixou bem animada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. ja faz um tempo que vi esse livro e fiquei na duvida se comprava ou não, depois acabei esquecendo.

    agora com a resenha fiquei com vontade de novo :p

    ResponderExcluir
  15. Estou muito curiosa pra ler esse livro, ja o vi varias vezes esse livro no submarino mas nunca cheguei a compra-lo. Adorei o enredo que o livro aborda.

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo fala pra mim que devo ler esse livro, que a história é fantástica! Quero comprar ele até hoje!

    ResponderExcluir
  17. Faz um tempão que tenho vontade de ler esse livro, pois gosto bastante de histórias assim. Mesmo não sendo o foco principal da trama, essa pitada de mistério e suspense me dão mais vontade de ler. Sem falar na questão de final surpreendente.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. nossa! dois temas que me interessam muito livros e mistério! este livro deve ser muito legal. não imaginava que era tudo isto.

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha ficou encantadora. Conseguiu transmitir a emoção que sentistes ao ler o livro. Já estava doida para ler esse livro e agora a vontade triplicou. Gosto de leituras que tragam lições para a vida.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha! Participando :)

    ResponderExcluir

  21. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...