Um Dia


Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca

   Dexter e Emma estudaram na mesma faculdade mas só foram se encontrar na noite de formatura, em 1988. Apesar de sentir uma conexão, eles sabiam que seguiriam caminhos diferentes. Dexter é filho de uma família rica, enquanto Emma não tem muito dinheiro e se mantém financeiramente sozinha.

   Durante 20 anos os dois vivem vidas separadas, mas se encontram ocasionalmente. O livro narra a vida dos dois no dia 15 de julho, o mesmo dia em que se encontram pela primeira vez. Os dois não conseguem esquecer o sentimento que existe entre eles, mas várias situações acontecem durante esse período. Será que algum dia eles assumiram o que sentem?

   Um Dia me deixou extremamente tocada. Antes de ler eu vi algumas pessoas, entre elas algumas que geralmente o gosto bate com o meu, falando que o livro não era muito bom, então não entrei com grandes expectativas e acho que isso fez toda a diferença. Um Dia não é um livro original, na minha opinião, mas se conecta muito com a realidade. A história de Emma e Dexter poderia realmente acontecer com duas pessoas.

    Emma é uma personagem que cresce guiada por suas convicções, mas acaba se decepcionando e não conseguindo cumprir suas metas. Ela sofre um baque com o andamento de sua vida e acaba fazendo coisas que não imaginava fazer quando era nova. Dexter, por outro lado, não tem um plano definido e tem boas surpresas, mas acaba chegando à um ponto que não esperava também.

    O livro conta a história de um romance diferente, um romance que acontece em alguns momentos, mas não deixa de estar ao fundo do enredo. Gostei muito da escrita do autor e não consegui largar até terminar. Comprei o volume com capa do filme, e confesso que gosto mais dessa do que da original. O tamanho da letra é muito agradável e o acabamento está muito bem feito. O papel é amarelado e muito agradável ao tato. Achei a contracapa extremamente charmosa também.

Capa original

   Assisti ao filme hoje, descobri que ele está no acervo do Netflix. Adorei a atuação dos personagens principais e gostei de ver que o filme conseguiu manter a essência da história, e incorporou alguns elementos, como as cartas enviadas, de uma ótima maneira. Ocultaram algumas partes da história também (e eu não senti nenhuma falta delas) mas mantiveram o enredo praticamente intacto. Fiquei emocionada e até derramei algumas lágrimas. 

   Recomendo que leiam o livro antes de ver o filme, para não estragar as surpresas que a história traz. Não costumo trazer a pontuação para cá (até porque sou péssima dando estrelas para os livros) mas dei cinco estrelas para esse livro.

PS: Esse livro foi a segunda opção de Janeiro no


Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...