Orgulho e Preconceito

 "Her heart did whisper, that he had done it for her"

Autora: Jane Austen

    Esse ano eu resolvi reler Orgulho e Preconceito, dessa vez em inglês e nessa edição lindíssima que eu já tinha há algum tempo, e percebi que não tinha um post sobre esse livro aqui :O

    Orgulho e Preconceito é um clássico da literatura, e acredito que a maioria das pessoas que gosta de romance já teve contato com pelo menos os filmes (o de 2005, estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen é o meu favorito, e ele é o Sr. Darcy no meu coração - já revi várias vezes e tenho o DVD). 

    A história se passa na Inglaterra e nos traz uma família com cinco filhas solteiras, as srtas. Bennet, que moram no campo. O maior desejo da mãe é que elas façam bons casamentos, pois isso definiria o futuro de todas elas, uma vez que o Sr. e a Sra. Bennet não tiveram um filho homem, e a casa onde moram irá para um parente do marido após a sua morte. 

    Tudo muda quando um solteiro rico, Sr. Bingley, aluga uma casa próxima a deles e a mãe tem a certeza de que a sua filha mais velha, Jane, poderá conquistá-lo, uma vez que ela é a mais bonita das irmãs (e das redondezas) e tem uma personalidade muito amável e gentil. Além dele, também conhecemos seu amigo, Sr. Darcy, que é ainda mais rico, também solteiro, mas muito reservado e considerado arrogante. 

Essa edição em particular tem ilustrações de várias cenas

     O livro foca principalmente na segunda irmã, Elizabeth, e vemos muito a sua visão dos acontecimentos. A história trabalha com os dois conceitos do título: o preconceito, com julgamentos feitos de modo precipitado e levando em consideração coisas como classe social, valores morais da época e comportamento em sociedade, e o orgulho, que quando ferido pode interferir muito nas relações.

    Uma coisa que eu amo nesse livro é que nada é perfeito e nem instantâneo. Há defeitos em ambos os protagonistas e há uma construção dos relacionamentos e das ações dos personagens. De acordo com o tempo, vamos conhecendo-os melhor e podemos entender suas motivações de uma forma mais clara. Vemos como pré-julgamentos podem ser perigosos e causar um dano muito grande na vida dos envolvidos.


       
    Essa edição que eu li veio nesse box, e eu amo a cor roxa dele. Eu achei em uma promoção na época, e eu e minha amiga compramos um para cada uma. Ele é bem pequeno e essa capa sai, tendo um livro encadernado com tecido por baixo, um marcador de fita e a borda das páginas douradas.

    A leitura foi um pouco mais demorada pois foi feita em inglês e algumas palavras da época eram desconhecidas por mim, o que me cansava um pouco e arrastava a leitura. Por outro lado, acho que tinha gravado muito mais o filme na mente, e foi maravilhoso acompanhar cenas e personagens com os quais não estava familiarizada. Indico muito que leiam no idioma original, se possível.

    Orgulho e Preconceito ainda é uma das minhas histórias favoritas e eu tenho certeza de que ainda vou rever o filme várias vezes e quem sabe, talvez, reler o livro no futuro também. E vocês, são apaixonados por esses personagens? Não esqueçam de comentar abaixo :)

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...