TBR Excel (Sobre Livros Não Lidos na Estante)

   Vi várias pessoas fazendo vídeos de TBR Jar (To Be Read Jar), que é basicamente um pote em que você põe vários papéis com o título de livros que você tem mas não leu ainda. É uma ferramenta para tentar movimentar aqueles livros que estão há muito tempo parado.

   Entretanto, eu não tenho muita paciência para fazer papéis e colocar em um pote. Então da seguinte forma: passei umas quatro horas (T.T) mexendo nos livros e escrevendo tudo no Excel na seguinte ordem:

- Número;
- Título;
- Autor;
- Local (porque meus livros estão espalhados em vários locais no quarto);
- e Editora (era desnecessário, mas queria ver quantos tenho de qual editora :p).

Não reparem no local, eu me entendo rs
   Eu acho que a maioria das pessoas já conhece o Random.org, um site no qual você coloca um intervalo de números e ele lhe dá um aleatoriamente. Vou usar esse site para sortear um livro dentro da planilha (e depois vou morrer para pegá-lo, pois provavelmente ele vai estar no lugar mais alto e mais fundo possível). Pretendo sortear um por mês, vamos ver no que vai dar. Pretendo seguir alguns critérios:

- Dar preferência à livros de parceria e depois à livros que estou doida para ler, como sequências de uma série;
- Se o livro sorteado for um de meio de série, ler o primeiro ou continuar de onde parei na mesma;
- Se for algum tema pesado ou que não esteja agradando, sortear outro e deixar esse para depois.
- Estou participando do Desafio Literário Skoob, então se o livro sorteado estiver lá e não estiver no mês certo, vou sortear de novo.

   Espero assim conseguir ler alguns livros comprados há mais tempo, pois percebi que estava lendo os comprados mais recentemente e deixando os mais antigos esquecidos, coitados. Vou fazer o primeiro sorteio agora, mas não devo terminar nesse mês porque né, está no final.

 
Como eu disse, o livro está no fundo da prateleira, só não está no alto T.T
   Então. Esse livro é grande e complexo. Não prometo para nenhuma data haha. Vou deixar a capa e a sinopse abaixo. É uma linda história indiana, que eu conheço desde criança, e quis comprar essa edição para ler com mais detalhes.


"Poucos trabalhos, na literatura mundial, têm inspirado um público tão vasto em nações com línguas e culturas radicalmente diferentes como os clássicos da literatura indiana O Ramayana e O Mahabharata, dois poemas épicos escritos em sânscrito cerca de 2.500 anos atrás. 

Em O Ramayana, William Buck reconta a história do príncipe Rama - escrita por um poeta conhecido como Valmiki - com toda a sua nobreza de espírito, intrigas da corte, a renúncia heroica, batalhas ferozes e o triunfo do bem sobre o mal com tamanha minúcia que faz com que esse grande épico indiano seja acessível ao leitor contemporâneo sem comprometer o espírito e o lirismo do texto original. 

Esse é um feito realmente extraordinário, se pensarmos em seus 25.000 versos! William Buck nos traz nesta, que é considerada a melhor versão ocidental do grande épico, a essência do patrimônio cultural do povo indiano, com os seus mitos, sua religião e sua cultura milenares. Na fabulosa interpretação deste clássico da literatura universal, Buck nos faz encontrar o mesmo temor respeitoso da Criação Divina, o mesmo assombro e a mesma fé na inter-relação de eventos naturais e sobrenaturais que fascinaram milhões de pessoas por mais de 2.000 anos."
   
   Bom, espero gostar do livro e conseguir continuar usando a minha planilha. E vocês, como se organizam? Usam o TBR Jar? Outro método? Deixem nos comentários, por favor!

Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...