Maria Borralheira



Autora: Rosana Rios
Editora: Edelbra

Livro gentilmente cedido pela Editora Edelbra

    Na coleção Quem foi que disse, Rosana Rios traz versões pouco usuais de conhecidos contos de fadas, com novas ilustrações e a visão de alguns personagens sobre a história. Nesse livro, vemos a história mais conhecida como Cinderela, a menina que perdeu a mãe e acabou sendo muito maltratada pela madrasta e suas duas filhas. 


    Para quem já está familiarizado com a história através do desenho da Disney, já começamos a ver algumas diferenças logo no começo. Como diz o título, o nome da menina é Maria, e a forma como ela conhece a madrasta já é bem diferente.


    Não vou dar muitos detalhes sobre as diferenças, pois é o maior diferencial para quem já conhece. Como já tinha lido várias versões dessa história, acabei reconhecendo algumas partes do livro, e curti bastante a leitura. 



    Já li outros livros da autora e gostei da ideia de trazer outras versões desses contos que tanto gostamos. Confesso que essa não foi a minha favorita, tenho uma queda pela versão mais sangrenta (onde as irmãs acabam um tanto mutiladas no final da história), mas várias outras versões são citadas no final, algumas que desconhecia, e fiquei interessada em procurar saber mais. 


   No final do conto, a autora também trouxe dois pontos de vista bem rápidos sobre o que aconteceu: um da Maria e outro da Madrasta. Foi uma adição curta mas que também deu um toque diferenciado à história. As ilustrações são um charme a mais e achei que deram um ar abrasileirado à história. 


    O livro de uma forma geral tem um bom acabamento, contado com capa dura e um papel brilhante, o que torna o livro mais atrativo ao leitor. Achei uma boa aquisição para quem gosta muito da história. E vocês, já viram essa edição por ai, gostaram da leitura? Não esqueçam de comentar ;)

Boa leitura!

Ps: Esse livro faz parte do Desafio Literário Diminuindo a Pilha 2017, do mês de março, no tema Livros de até 100 páginas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...