Winkie


Autor: Clifford Chase
Editora: Bertrand Brasil

   Winkie conta a história de um urso de pelúcia, que depois de anos vendo várias crianças crescendo e deixando de amá-lo, está totalmente abandonado. Durante todo esse tempo, ele teve um desejo: ser livre e poder ver mais do que lhe era permitido. Um dia, cansado da vida que levava, ele finalmente consegue se libertar e conhecer o mundo.

    Nessas andanças, Winkie acaba se envolvendo em uma grande confusão: ele é preso acusado de terrorismo e vários outros crime gravíssimos. Começa então uma nova fase em sua vida, cheia de reflexão e lembranças do que já passou. Depois de todo esse tempo ele precisa novamente conquistar sua liberdade.

    Minha história com esse livro começa na Bienal de 2013, quando o comprei. Fiquei muito intrigada com a capa e a sinopse mas acabei deixando para depois. Com novas aquisições e novos livros saindo, ele foi para o fim da fila e tinha quase esquecido de sua existência, quando vi no álbum de indicações de leituras para o tema de fevereiro no Desafio Skoob 2015.

    Confesso que me decepcionei um pouco com a leitura. Acho que me faltou um pouco de conhecimento para apreciá-lo, pois vi muitas pessoas falando bem das referências feitas nele. Para mim, foi uma leitura arrastada e em alguns momentos um pouco chata. Gostei de vários trechos e de acompanhar a história, mas senti falta de alguma coisa que não sei definir.

    A história tem muitos flashbacks e citações, e conseguimos enxergar a vida da família que comprou Winkie e posteriormente da vida humana no geral através de seus olhos. Gostei de algumas críticas sociais que vi no livro e achei o julgamento mais divertido que as aventuras e divagações do urso. 

    Não sei se voltarei a lê-lo, mas muitas vezes gostamos mais de livros em outros momentos, e acho que pode ser o caso desse. E vocês, já leram? Gostaram? Não esqueçam de deixar sua opinião :)

Esse livro faz parte do Desafio Literário Skoob 2015, referente ao mês de Fevereiro,
e do 2015 Reading Challenge, na categoria "Um livro no final da sua lista de leitura"

Compre aqui: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Americanas, Cultura, Fnac, Saraiva, Submarino e Travessa.

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...