O Fogo

ATENÇÃO: Esse livro é o terceiro volume da série Bruxos e Bruxas, cujo primeiro é Bruxos e Bruxas (resenha aqui), e essa resenha contém spoilers dos livros anteriores.


Autores: James Patterson e Jill Dembowski
Editora: Novo Conceito

   E começa mais uma aventura dos dois irmãos predestinados a acabar com a Nova Ordem. Wisty e Whit começam esse novo volume arrasados com o luto pelos pais e pela tristeza ao ver a sociedade se afundar com a peste, uma doença que mata de uma forma lenta e dolorosa, altamente contagiosa. Com Wisty doente e o futuro nas mãos dos dois, conseguirão eles derrotar O Único?

    Começamos esse livro um pouco depois da execução dos pais de Wisty e Whit, e descobrimos que muita coisa mudou. A Resistência se separou, a peste assolou a sociedade e a Nova Ordem está cada vez mais poderosa. Além disso, Wisty está doente com a peste, à beira da morte. Poderão os dois se recuperar e a profecia se cumprir?

    Como os livros anteriores, a narrativa é feita pelos dois irmãos, mas este para mim foi o mais confuso. Lidamos com o luto, tristeza e raiva dos dois por tudo o que aconteceu até agora, e a história se passa praticamente só com os dois, já que as crianças da Resistência desapareceram. Não sei como falar muito sem dar muito spoiler, mas vou comentar algumas coisas que me incomodaram.

    Ainda não consigo ver os dois como todo-poderosos. E gente, terceiro livro. Eles quase não aprimoram sua magia, e muitas coisas que acontecem são por acidente. A Nova Ordem é uma forma de governo louca e desalmada, que reprime qualquer tipo de atitude pessoal que alguém possa ter, mas não acho que o Único represente bem isso. Ele é mais um personagem confuso, e nesse livro eu senti que as caracterizações estavam mais desandadas que o normal.

    Os autores forçam uma relação nesse livro que eu também não consigo sentir, todas as interações entre os personagens são isso: forçadas. Não senti uma evolução natural entre os dois, que levasse a esse desfecho. Infelizmente eu gostei muito da premissa, mas acho que não conseguiram desenvolver a altura, muitos capítulos parecem estar ali só para fazer volume, enquanto algumas partes importantes se passam muito rápido e com pouca explicação.

    Não sei ainda se vou terminar de ler a série, visto que, para mim, este foi o pior dos três livros. Acabei descobrindo que ainda tem um quinto volume em inglês que ainda não saiu no Brasil, o que me desanimou ainda mais. Deixem nos comentários sua opinião sobre a série, por favor :)

Boa leitura!

Ps: Esse livro faz parte do Desafio Literário Skoob 2014,
referente ao mês de Setembro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...