Garota Exemplar

"É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, 
em vez de uma coleção de traços de personalidade escolhidos
 de uma interminável máquina automática de personagens.
E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, 
porque não temos almas genuínas."




Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca


    Amy, casada com Nick, desaparece na manhã do quinto aniversário de casamento deles. Preocupado com o que pode ter acontecido, Nick chama a polícia. A porta estava escancarada, o gato, que nunca podia sair, do lado de fora e a sala extremamente bagunçada. Mas o que realmente aconteceu ali? E o mais importante, aonde está Amy?

    A sinopse do livro pode parecer simples, mas a história é muito mais complexa. Meu namorado leu esse livro em inglês, no original "Gone Girl", e ficou imerso nela até terminar, e curiosa como sou, fiquei intrigada. Tenho um conhecimento menor que o dele de inglês e confesso, sou um pouco preguiçosa para ler nessa língua, então a curiosidade não venceu e acabei não lendo. Algum tempo depois, o livro foi lançado no Brasil, e comprei o ebook na pré-venda na Amazon. Tendo outros livros para ler, acabei postergando a leitura. Quando comecei a ler, não conseguia parar.

   O livro é extremamente movimentado. É dividido em duas partes, e há várias reviravoltas. Começamos conhecendo o casal, o que faziam, aonde moravam, como se conheceram. Os capítulos são intercalados entre Nick e Amy, sendo as partes de Amy um diário seu, e Nick narrando o que acontece desde seu sumiço. 

    Adoro histórias de suspense, e tenho uma queda por reviravoltas surpreendentes e o livro é cheio das duas coisas. O final é totalmente imprevisível e eletrizante, e o livro levanta questões existenciais o tempo todo. Problemas de relacionamento, caráter, dramas do passado, tem de tudo. E você passa o tempo todo em um intenso estado nervoso, na expectativa de como vai terminar. 

   Uma coisa é certa, eu não soube de qual personagem eu gostava mais, toda hora a autora dá novas informações que fazem você se sentir de uma forma totalmente diferente em relação a algum personagem. Trata o relacionamento de duas pessoas e o casamento de uma forma muito crua e real.

   A única coisa que realmente me irritou um pouco foram algumas partes em que a tradução não fez o menor sentido. Por exemplo, no dia do sumiço, os capítulos começam com "The day of", uma expressão que seria o que conhecemos como o Dia D, um dia importante, que poderia ser colocado como "O dia do sumiço". Mas foi traduzido para "O dia do". Sério, que sentido faz essa expressão para nós, brasileiros? Nenhum.

   Relevando essa questão da tradução, o livro vale muito a pena. Estou muito feliz que muitas autoras estão fazendo tanto sucesso com livros de primeira viagem. Me faz sentir esperançosa que surjam livros cada vez mais interessantes.

Compre aqui: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Americanas, Cultura, Fnac, Saraiva, Submarino, Travessa.

Feita de Fumaça e Osso

"Karou desejava ser o tipo de garota completa em si mesma,
que se sente bem com a solidão, serena."


Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca


   Karou vive em Praga, tem cabelos azuis e cursa Arte. Tem um ex-namorado chato e uma melhor amiga companheira e engraçada. Até aí entramos numa personagem normal de livros que estamos acostumados a ler. Entretanto, o verdadeiro lar de Karou é a loja de Brimstone, um demônio quimera que realiza desejos. E seu cabelo azul? É natural.  

   Karou não conhece os pais e desde que se lembra foi criada na loja com Brimstone e outras quimeras, mas não sabe nada de sua história e nem porque Brimstone precisa dos dentes que ela e várias pessoas levam à sua loja. Sua vida é bem corrida, pulando entre um dia normal na faculdade e amigos para uma caçada em vários países, correndo vários períodos por dentes de várias espécies.

  A loja de Brimstone tem portas espalhadas pelo mundo todo e começam a aparecer misteriosas marcas de mãos queimadas nelas, e as quimeras se tornam mais tristes e nervosas. Ao mesmo tempo, Karou tenta lidar com problemas no mundo humano, e com seus desafios interiores. Karou se divide entre os dois mundos, e sente o tempo todo como se devesse estar em outro lugar, fazendo outra coisa. Depois de uma semana especialmente trabalhosa, Karou se depara com um ser que ela não sabia que existisse, um anjo, Akira. E sua vida muda totalmente.

   A sinopse me deixou extremamente curiosa. Apesar de ser bem mais curta do que a divagação acima, é intrigante. Comecei a ler e fiquei desesperada para terminar. A história é muito intensa e movimentada. Karou é uma personagem misteriosa e independente, mas que tem um toque de confusão que faz com que se torne apaixonante. E existe um grande mistério por trás de sua história que nos obriga a descobrir qual é.

 Ri, chorei, torci, fiquei com raiva. Passei por inúmeras emoções durante a leitura. E tem continuação. E não foi traduzida. A pior coisa para um leitor. E pior que continuação. Trilogia. E agora caio na mesma situação de sempre: esperar. Vou lendo outras coisas enquanto isso, tentando distrair, e imaginando o que houve com os personagens até lá.

  Muito boa a leitura. Um dos livros que me prendeu bastante e me fez ficar perdida na história. Karou, Akira, as quimeras, são personagens muito complexos e interessantes, e existe um enredo por trás desse que nos faz querer saber mais. Tenho certeza que a espera pela continuação será recompensada.
   
Compre aqui: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Americanas, Cultura, Fnac, Saraiva, Submarino, Travessa.

EXTRAORDINÁRIO


"Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é 
que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."


Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca

   August, ou Auggie, é um menino normal, gosta de sorvete, de brincar, de Star Wars, de sua cachorrinha Daisy. Uma coisa o difere dos outros garotos: sua aparência. Auggie herdou geneticamente uma doença que junto com outros problemas lhe causou uma severa deformidade facial. Ele nunca frequentou à escola e passou por várias cirurgias e tratamentos para tentar melhorar seus problemas de saúde, mas quando chega aos 10 anos e sua saúde tem uma melhora, seus pais o colocam na escola.

   Começa então uma nova vida para Auggie. Ele tem até esse momento um melhor amigo que vive em outra cidade e não convive muito com as crianças da vizinhança. Terá que enfrentar várias crianças desconhecidas, professores, pais, e lidar com suas reações à sua aparência.

   O livro é dividido em oito partes, três são narradas por August e as outras por outros personagens. Achei muito interessante essa divisão pois podemos avaliar uma situação pela visão de mais de um personagem, o que torna a cena mais completa e complexa. Outro ponto também é que podemos nos informar previamente de coisas que Auggie ainda não sabe ou explicações de coisas que ele soube.

   A vida de Auggie é complicada, mas também carrega essa complicações para sua família. Ele mora com seus pais e sua irmã, Via, e sua doença afeta diretamente a eles também. Vemos no livro a evolução e o amadurecimento de August com a escola, mas percebemos também essa mesma mudança em seus amigos e sua família.

   A história carrega assuntos pesados e dolorosos de uma forma mais leve e às vezes até divertida. Sua família é bem unida e amorosa, e Auggie tem apoio incondicional de seus pais. Via é um personagem forte, mas com suas fraquezas, normais da sua idade. Os personagens são realistas, e isso torna a trama muito mais interessante. Gostei de ver as reações de Auggie frente ao bullying e sua coragem ao lidar com os problemas do dia-a-dia e de sua deficiência. É um exemplo a se espelhar.

   É um livro muito emotivo e emocionante, mas ao mesmo tempo a escrita é simples e fácil de acompanhar. Um ótimo feito para a primeira obra da escritora. Espero que ela continue a escrever e pretendo ler o próximo livro que for escrito.

   Recomendo esse livro a todos. Crianças tem que ter essa noção do que o bullying pode fazer com alguém, e de como reagir a isso. Pais deveriam saber que um problema com seu filho não é o fim do mundo, e que as coisas podem ser superadas e transformadas numa situação normal. E pessoas com deficiência tem que saber que são seres humanos capazes de tudo que quiserem e merecedoras de respeito e amizade como qualquer outro.
 
Compre aqui: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Americanas, Cultura, Fnac, Saraiva, Submarino, Travessa.

Um Homem De Sorte + PROMOÇÃO



Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito

  Logan Thibault aparece na pequena cidade de Hampton esfarrapado, com o cabelo comprido, seguido de seu cão pastor-alemão, Zeus. Veio caminhando desde o Colorado, e atraiu a desconfiança de vários moradores locais. Entre eles, Keith Clayton, membro da polícia local e da família mais poderosa da região.

   Fuzileiro naval, em missão no Iraque, Logan achou uma foto de uma bela mulher e colocou em um mural para que seu dono a achasse. Alguns dias depois, ele pega a foto e a guarda, e uma onda de sorte parece o atingir. Seu amigo Victor, muito supersticioso, agrega a sorte à foto. Durante a guerra, seu pelotão sofre vários atentados, mas Logan não sofre nenhum ferimento grave, e com o fim da guerra, um acontecimento o faz procurar a mulher da foto através de pistas no fundo da fotografia, iniciando a história.

  De volta a Hampton temos Beth Green, uma mulher que mesmo alguns anos depois continua muito bonita, ex-esposa de Keith Clayton, com quem tem um filho, Ben. Beth mora com o filho e a avó, Nana, e junto com Nana gere o canil da família. O destino mais uma vez age, e Logan que a encontra não muito certo da razão de a ter a procurado, acaba a encontrando.

   Vou parar por aqui para não dar spoiler. Gostei muito do livro, tem um andamento muito bom. É um clássico livro de romance fofo, e para quem gosta do gênero, é um prato cheio. Existem algumas reviravoltas, e umas surpresas, que tornam a história mais instigante. Uma das coisas que gostei foi a personalidade dos personagens. Temos muitos personagens fortes, e alguns mais fracos, mas todos marcantes.

   Já havia assistido ao filme, e revi depois da leitura. Gosto de alguns detalhes do livro que não foram colocados no filme, e da mudança de alguns personagens. Prefiro o Logan do livro, mas gosto mais da Beth, do Ben e do Keith do filme. As mudanças que foram feitas não prejudicaram a história, mas fiquei feliz de ter lido o livro, para captar melhor o que o autor tinha em mente.

   Recomendo a leitura, é fácil, fluida e divertida, ótima para aquele momento de relaxamento e descontração que todos precisamos, principalmente depois daquele livro pesado ou triste.

Compre aqui: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Americanas, Cultura, Fnac, Saraiva, Submarino, Travessa.

   Espero que estejam empolgados, pois tenho uma surpresa para vocês!

   Quem acompanha o twitter do Sincerando deve ter captado que me juntei à uma promoção que estava sendo organizada. Temos oito blogs, oito livros e um só ganhador, todos do Nicholas Sparks! A promoção usa o Rafflecopter (o mesmo usado na promoção de "A menina que não sabia ler", aqui no blog) e começa hoje! Aproveitem para conhecer os blogs, curtir e acompanhar :)


Escondidos no Livro: A Escolha;
Codinome Leitora: Um Curva na Estrada;
Gaveta Abandonada: Um Porto Seguro;
Sincerando: Um Homem de Sorte;
Lá na Minha Estante: O Melhor de Mim;
Leitura Maravilhosa: À primeira vista;
Fun's Hunter: Diário de uma Paixão;

Regras Obrigatórias:


- Ter endereço de entrega no Brasil;
- Seguir os blogs: Codinome Leitora; Sincerando; Um Universo Fantástico;  Leitura Maravilhosa e Gaveta Abandonada pelo Google Friend Connect;
- Curtir a páginas dos blogs: Fun’s Hunter; Lá na Minha Estante e Escondidos no Livro no Facebook;
- Deixar um comentário na postagem da promoção;
- Deixar um email válido no FORMULÁRIO.

a Rafflecopter giveaway


Observações:
- Período da promoção: 02/04/2013 a 10/05/2013;
- Resultado da promoção: 11/05/2012, nessa mesma postagem;
- Responder o email que será enviado em até 72h, ou então teremos um novo ganhador;
- Caso o participante não tenha cumprido as regras obrigatórias, será desclassificado;
- Todos os blogs participantes dessa promoção terão até 45 dias para enviar os prêmios aos ganhadores. Os Prêmios podem chegar em datas diferentes, pois serão enviados por diferentes blogueiros;
- O primeiro sorteado levará os oitos livros: A Escolha; Uma Curva na Estrada; Um Porto Seguro; Um Homem de Sorte; O Melhor de Mim; À Primeira Vista, Diário de uma Paixão e O Casamento.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...