Finding Audrey

Nota: Esse livro já foi publicado no Brasil, 
com o nome de "À Procura de Audrey", da editora Galera Record


Autora: Sophie Kinsella
Editora: Delacorte Press

   Audrey é uma adolescente que passou por um grande trauma e sofre de ansiedade e depressão (eu li em inglês, que era "Social Anxiety Disorders, General Anxiety Disorder and Depressive Episodes"). Ela mora com seus pais e seus dois irmãos, e não sai de casa há meses. Tentando voltar à sua rotina normal e à escola, ela acompanha o dia-a-dia da família, lê e assiste televisão.

   Um dia, seu irmão mais velho traz um amigo do colégio, Linus, e Audrey acaba se isolando em mais um episódio de ansiedade, pois ela tem muita dificuldade de interagir com as pessoas à sua volta, principalmente as de fora da família. Ela passa o dia inteiro usando óculos escuros e se refugia em lugares com pouca luminosidade. Envolvida em uma briga familiar sobre jogos de computadores, ela se torna uma das razões para Linus parar de frequentar à casa. Incomodada por não poder fazer contato com o menino e a pedido do irmão, ela começa lentamente a ter mais contato com ele e se abrir para novas amizades e talvez um novo amor.

    Queria ler esse livro há muito tempo, e foi na viagem para os EUA que eu finalmente comprei um volume hardcover. Acompanhamos a história de Audrey (e sua nada convencional família) e o seu crescimento durante o livro, e apesar de tratar de alguns temas bem sérios (bullying, ansiedade, depressão), e consegui me divertir muito em vários trechos.

   A família de Audrey é bem diferente do normal. Seu pai, muito apaixonado pela mãe, acaba cedendo em muitas coisas e não se impondo muito, além de estar sempre distraído. Sua mãe virou dona de casa depois do problema pelo qual Audrey passou, e acaba ficando um tanto neurótica com as publicações de seu jornal favorito, o que acaba perturbando a vida da família. Seu irmão mais velho é focado em videogames e gostaria de futuramente viver disso e seu irmão mais novo de 5 anos é adorável. 

    Audrey não fala com detalhes do que aconteceu no passado, mas temos várias dicas no livro e podemos perceber que houve um caso de bullying na escola que a afetou profundamente. Ela perdeu o contato com os colegas do colégio e está esperando melhorar da ansiedade para começar a frequentar uma nova escola.

    Fiquei muito feliz com a seriedade e ao mesmo tempo leveza que a autora usou para explorar o tema. Audrey tem contato com uma terapeuta (o que é muito importante pois muitas vezes vemos personagens que declaram sofrer de depressão e até comentam uma vez que vão a um terapeuta, mas isso nunca aparece) que a ajuda a entender o que passou e mudar algumas atitudes que a atrapalham a ter a vida que ela tinha e quer voltar a ter.

    Uma curiosidade interessante é essa linda capa do livro na Indonésia, fui procurar imagens no Google e fiquei apaixonada!
Fonte da imagem: Amazon
    Esse foi o segundo livro da autora que li e mal posso esperar para ler outros. E vocês, já leram? O que acharam? Não esqueçam de comentar!



Compre aqui em Português: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Amazon (físico, ebook), Americanas, Cultura (físico, ebook), Fnac, Saraiva (físico, ebook), Submarino e Travessa.

Compre aqui em Inglês: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Amazon (Hardcover, ebook), Cultura (físico (não sei se hardcover ou não), ebook), Saraiva (não sei se hardcover ou não) e Travessa (não sei se hardcover ou não).

Boa leitura!    

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...