Travessia

ATENÇÃO: Esse livro é o segundo livro de uma série, cujo primeiro livro é Destino. Essa resenha terá spoilers do primeiro livro, e não é recomendada para quem não leu o mesmo.

"Não entre docemente naquela boa noite,
A velhice deve arder e delirar ao fim do seu dia;
Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz."


Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras

   No último livro, Cassia começa a se revoltar e Ky é levado bruscamente da Sociedade de madrugada, desaparecendo em rumo às Províncias Exteriores, ao que parece ser a morte certa. Nesse volume Cassia parte à sua procura, e acaba descobrindo que ele conseguiu fugir para os Cânions da região. Apesar de ser boa a notícia de que Ky não está morto, ela traz um novo perigo: não se sabe de ninguém que tenha entrado nos cânions e voltado. Continuando sua busca, Cassia encontra sinais de uma vida fora da sociedade e uma rebelião se formando, e as coisas nem sempre são o que parecem ser. 

   Deixando a Cassia chata no livro anterior, aqui vemos uma personagem mais amadurecida, mais consciente de suas decisões. Fiquei muito feliz de ver essa transição, que foi feita de forma natural, nada forçado. Ky também nos mostra um outro lado e alguns detalhes de seu passado são revelados. Novos personagens são introduzidos (e amados) e Xander consegue surpreender em alguns momentos.

   Esse livro foi bem mais reflexivo do que o outro, explorando a força e vulnerabilidades dos personagens. Apesar de focar em parte a vida fora da Sociedade, também nos mostra o quão longos são seus braços e quão pesadas suas influências. Conhecemos mais sobre as Anomalias e Aberrações, como surgem e como são tratadas.

   Sinais de uma rebelião começam a aparecer, e os personagens dividem suas opiniões quanto a ela. Foi bom ver argumentos formados e embasados, ao invés de um simples: não gosto e pronto. O livro continua sólido e bem estruturado, e a história continua intrigante, com um toque de mistério. Assim como o anterior, traz uma sensação de como somos sortudos.

   Devorei esse livro muito rapidamente, e adorei a capa, tem muito a ver com a história. A diagramação ficou muito bem feita. Uma coisa que fez muita diferença nesse livro foi a mudança de narrador; ao invés de ser narrado somente por Cassia, os capítulos são intercalados entre ela e Ky, o que traz uma visão totalmente diferente do enredo.

   Continuo recomendando o livro!

Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...