Destino

"Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim.
Não é o rosto de Xander."


Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras

   A Sociedade está presente em cada momento na vida de um Cidadão. Escolhe o que come, seus horários, sua moradia e a pessoa com quem vai se casar. Em algum momento depois do aniversário de 17 anos, a menina ou menino tem seu Banquete do Par, um evento no qual a pessoa descobre com quem vai passar o resto da vida. No Banquete de Cassia algo estranho acontece, mas é esquecido quando aparece o rosto de seu melhor amigo, Xander, e tudo parece um sonho.

   Analisando as informações do Par, o rosto de Xander desaparece e outro se mostra, abalando todas as suas certezas. O outro rosto também lhe é conhecido, o introspectivo Ky, e agora paira a incerteza sobre o seu futuro. Cassia então começa a repensar sua vida e precisa escolher entre continuar na segurança da Sociedade ou se arriscar na esperança de que tudo mude.

   Eu amei esse livro, mas confesso que o começo é um pouco chato. Cassia é aquela adolescente conformada e feliz com a situação e só depois de vários "tapas" ela consegue acordar. Até entendo seu modo de agir, sendo criada num ambiente sem escolhas, e a caracterização da personagem ficou muito boa por essa questão, mas me irritou profundamente.

   Xander e Ky são uns fofos, mas não achei difícil escolher um lado. Os dois estão sempre presentes de um jeito ou de outro no livro, e isso dá um ar de conforto, não foi um daqueles casos em que você se sente sendo puxado de um personagem para o outro, sendo obrigada a escolher. Os dois são inteligentes, bonitos e têm seu lado misterioso.

   O livro traz algumas surpresas e reviravoltas que dão um ar intrigante à leitura, e nos impele a continuar. O andamento é muito bom, e a leitura flui sem dificuldade. Alguns aspectos da vida na Sociedade me deixaram muito feliz de não viver nela, e outros com uma inveja danada. Conseguiram aspectos tecnológicos e biológicos bem avançados, balanceando com a falta de liberdade e opressão, o que nos faz sentir porque é tão difícil para alguns personagens abrir mão dessa segurança.

   A parte psicológica e comportamental é bem explorada, e os personagens são bastante sólidos, não vi nenhuma mudança brusca de caráter que me fizesse achar que foi mau construído. De uma forma geral, gostei muito do livro e recomendo a todos :)

Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...