Invisíveis



Autora: Stef Penney
Editora: Intrínseca

  Rose Janko é uma jovem cigana de 19 anos que se casou com Ivo Janko, um atraente e carismático cigano, pertencente a um clã fechado. Isso aconteceu há sete anos, e algum tempo depois do casamento Rose desapareceu. Segundo rumores, seu desaparecimento se deu graças ao nascimento de um filho com um problema genético que persegue a família. Entretanto seu pai, Leon, não está convencido disso.

   Leon contrata então Ray Lovell, um detetive particular que é descendente de ciganos para cuidar do caso. Ray enfrenta o problema do desaparecimento ter se dado há 7 anos, pode ter se passado tempo demais. Além disso, a família Janko, única testemunha do que aconteceu, não é muito receptiva. O que os motiva a não querer ajudar?

   Gosto muito de romances policiais ou de detetives particulares, tenho uma quedinha por um bom suspense, com uma boa reviravolta. E esse isso conseguiu cumprir essas expectativas. Um detetive com um passado que o atormenta, um bom suspense, testemunhas misteriosas, tudo está lá. E a escrita da autora é de tirar o fôlego. Não consegui largar o livro.

   Rose é uma menina tímida e introspectiva, que se casa com um homem de uma família fechada, misteriosa. Sua família perde contato com ela logo depois do casamento, e só tem notícias quando se ouve que ela fugiu com um homem gorijo, um não cigano. O livro traz algumas coisas da cultura cigana que eu desconhecia, então não sei o quanto é fiel nesse sentido, mas que trouxe um novo nível de interesse para mim. O suspense é intensificado pela falta de vizinhos, de interação com a sociedade. Os ciganos, por serem uma comunidade isolada e com sua própria cultura, não mantinham um contato aonde moravam, e se mudavam constantemente.

   O núcleo da família Janko, Tene e Ivo, é mais fechado ainda dentro de si. E ficamos na dúvida sobre o que realmente aconteceu. Tene é descrito como o cigano que se popularizou: um homem forte, moreno, carismático. Um contador de histórias ciganas. Ivo já é um homem taciturno, reservado, mas descrito como muito atraente, chamando a atenção feminina por onde parassem.

   Junto a eles temos mais alguns personagens da família: Kath (irmã de Tene), Jimmy (marido dela), Sandra (filha deles), JJ (filho de Sandra) e Christo (filho de Rose e Ivo). Christo é um menino com uma deficiência que afeta sua família na parte dos homens e da qual muitos já morreram. JJ é um adolescente de 14 anos, saudável, que narra a história junto com Ray.

   O suspense dá algumas reviravoltas e temos algumas cenas futuras misturadas com coisas que se passam antes, mas nada que estrague o que vai acontecer ou que deixe o leitor confuso. Estou ansiosa para ler o outro livro da autora, The Tenderness of Wolves, e acompanhar seu trabalho futuro.

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...