A Princesa e o Goblin


Autor: George MacDonald
Editora: Landy

   Mais um para a coleção "fez parte da minha infância e eu não sabia que era livro". A Princesa e o Goblin (ou A Princesa e o Duende, não consigo achar na internet qual era o nome aqui no Brasil) foi um filme que eu vi bem mais de uma vez. Tinha em VHS e a fita mofou :/

   O livro conta a história de Irene, uma princesinha que vive isolada em uma casa com a aia e os criados, e é proibida de ficar fora da casa após o por-do-sol, ficando profundamente entediada quando chove e é preciso ficar dentro de casa. O que Irene desconhece é a existência dos terríveis goblins, criaturas perigosas que moram em cavernas da parte mais profunda da montanha. E que essas criaturas malvadas gostam de ser cruéis com aqueles que moram na superfície, especialmente com a realeza.

    Irene é uma menina bem educada que trata todos com gentileza, e é muito amada por todos que convivem com ela. Um belo dia a princesa resolve subir por uma escada escondida que encontra em seu quarto e encontra uma bela senhora, que diz ser sua avó, uma avó de muitas gerações anteriores. E ai começam suas aventuras. Com ajuda de Curdie, um menino minerador que mora perto de sua casa, Irene tem que se defender dos Goblins e evitar que um grande mau seja feito.

    Eu amava esse desenho e amei esse livro. É um livro que consegue dosar a doçura da infância com a aventura e perigo que às vezes encontramos. Irene é uma princesa à moda antiga: bonita, educada, gentil, mas ao mesmo tempo traz uma sabedoria e uma inteligencia que normalmente não é dada às princesas de histórias antigas. Como toda criança comete alguns erros, mas consegue lidar com eles, e não é uma personagem mimada ou reclamona.

   Pesquisando um pouco para fazer a resenha acabei descobrindo que existe uma sequência para esse livro, em inglês, e já comprei duas versões ilustradas na Amazon (2 reais e pouco cada uma) para poder saber o que mais acontece com Irene e Curdie. O título é justamente The Princess and Curdie e espero gostar tanto quanto gostei desse volume. 

   Infelizmente o livro está esgotado na Saraiva, e só achei à venda em português nesse site, mas com o frete deram 17,29 euros. Na Amazon você encontra tanto The Princess and the Goblin quanto The Princess and Curdie de graça. Não sei se a formatação está boa mas vale a pena conferir. Na Saraiva está à venda o filme, A Princesa e o Goblin

Capa do filme 
    Será que alguém ainda se lembra desse desenho? Comente aqui se lembrou e confira a história, que vale muito a pena. Recomendado especialmente para aqueles com filhos ;)

Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...