Conquista

ATENÇÃO: 
Esse livro é o terceiro e último livro de uma série, cujo primeiro livro é Destino e o segundo é Travessia. Essa resenha terá spoilers dos livros anteriores, e não é recomendada para quem não leu o outros.

"Uma das crianças ficou curiosa. Assim, um dia, a criança escalou a colina. Conforme se aproximou, ficou surpresa em ver que a pedra estava entalhada com nomes, datas e lugares. 
"O que são todas essas palavras?", perguntou a criança.
"Os sofrimentos do mundo", respondeu o homem. "Eu os conduzo morro acima, uma vez após a outra." "


Autora: Ally Condie
Editora: Suma das Letras

   Depois de passar por vários desafios, Cassia consegue encontrar Ky. Mas em uma virada, os dois se separam de novo, rumo à Insurreição, e são separados para cumprir diferentes funções, em prol da revolução. Cada vez mais perto do início do movimento, dúvidas começam a aparecer. Cassia precisa lutar pelo que quer, e se manter firme às suas convicções. Com uma praga se espalhando pela Sociedade, tudo parece diferente. Será que a Insurreição é o que promete ser?

   Esperei esse livro freneticamente, e não me decepcionei. Comprei na Bienal do Livro (2013) e comecei a ler no mesmo dia, mas só fui terminar depois. Um grande diferencial nesse livro: a mudança de narração novamente. Dessa vez temos a intercalação de Xander, Cassia e Ky, o que nos traz uma nova visão sobre a história, e nos aproxima de mais um personagem.

   Uma coisa muito interessante que esse livro traz é uma maior explicação de como a sociedade funciona. Algumas coisas que não foram faladas anteriormente são trazidas à tona, e nos ajudam a entender fatos que foram mostrados no segundo livro e estavam um pouco confusos. Nesse livro os personagens estão separados geograficamente, esperando que a Insurreição comece, fazendo sua parte. Há algumas trocas de mensagens, mas a interação entre eles no começo do livro é bem limitada. Alguns novos personagens são introduzidos, e novamente, me apaixonei por alguns deles. Conhecemos alguns que são indicados nos livros anteriores, e alguns segredos são revelados.

   Uma praga se espalha pela sociedade, deixando muitos doentes, o que muda o foco da história também. Ao invés de sermos arrastados pelo romance, vemos mais ação. As coisas acontecem bem mais rápido nesse livro, o que acabou trazendo uma nova dinâmica. Ainda vivemos um pouco do drama Xander-Cassia-Ky, mas me deu a impressão de ficar em segundo plano.

   Adorei o desfecho da história (principalmente o de Cassia :p). A autora conseguiu trazer um final coerente com os outros livros, e manteve os personagens dentro do perfil escrito, mas com um aumento de maturidade adequado para a situação que estavam vivendo. Amei essa trilogia, e quero continuar acompanhando o trabalho da autora. Espero que quem acompanhou a série goste também.

*Comprando no link acima você ajuda o blog com uma pequena porcentagem da compra, sem aumentar o valor para você :)

Boa leitura! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...