Matilda

"Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. "


Autor: Roald Dahl
Editora: Wmf Martins Fontes

   Matilda é uma menininha muito especial. Seus pais e seu irmão são pessoas normais, passam o tempo vendo televisão e não prestam muita atenção a ela, e não percebem que ela consegue ler desde muito nova, mesmo sem ninguém ter ensinado a ela. E Matilda ama ler, e seu sonho é ir para a escola, como seu irmão mais velho. Acaba conseguindo um pouco mais tarde do que o costume, e encontra outros problemas.

   A diretora, sra. Taurino, é uma mulher fria e cruel, que não acredita em nada do que Matilda diz, e a considera fingida e mentirosa. É na professora, Srta. Mel, que ela encontra um refúgio. Doce e inteligente, a professora percebe o potencial de Matilda e fica encantada. Mas algumas coisas a mais mudam na vida de Matilda e ela tem uma grande surpresa.


Os personagens, ilustrados no começo do livro

  Eu amo Matilda. Amei o filme quando era criança, e ainda assisto de vez em quando, quando me dá vontade. Matilda tem um espaço especial no meu coração. Eu sempre gostei muito de ler, e via Matilda como aquela amiga que gosta muito de ler também, pois não tinha amigos da minha idade que compartilhassem dessa paixão. Claro que não lia como a personagem, o mais perto de clássicos que cheguei na infância foi com uma adaptação de Romeu e Julieta que tinha em casa.

Primeiro capítulo

   A vida de Matilda pode ser tida como triste, se for ver de um lado. Pais que não lhe dão atenção, não preenchem suas necessidades básicas, e ainda chegam perto dos maus tratos em algumas situações, uma inteligência que é considerada como trapaça. Mas Matilda além de inteligente mostra uma calma e sabedoria além de sua idade. Apesar de não ter uma infância muito comum é na escola que desabrocha como criança, fazendo amigos e brincando.

   A escola lhe traz dificuldades, como a diretora, que teima em implicar com a menina, ou os pais reclamando que ela não está mais em casa para receber as encomendas. Matilda tem uma vida muito diferente das outras crianças, e é muito mais cobrada. O livro para mim sempre foi uma grande lição de que por mais que a vida não seja do jeito que queremos, ela pode melhorar, e que no final o período de sofrimento pode valer a pena.

   Não sabia da existência do livro até esse ano (confesso que nunca parei para ler na wikipedia sobre o filme, nem costumo procurar as origens dos filmes que assisto) e acabei adquirindo um exemplar em uma promoção. As ilustrações são frequentes e muito fofas, dando um ar infantil à história, e uma quebra em alguns momentos um pouco mais pesados.

   Gostei muito do acabamento e do tamanho do texto, o que tornou a leitura agradável. Minha única reclamação é para as páginas brancas, se fossem amareladas seria mais agradável ainda. Recomendo o livro para todas as faixas etárias, acredito que possa encantar a todos. Para quem não conhece o filme, não esqueça de conferir, pois apesar de ter algumas diferenças é mágico também.

*Comprando no link acima você ajuda o blog com uma pequena porcentagem da compra, sem aumentar o valor para você :)
Matilda na biblioteca

Cena do filme, de 1996

Boa leitura! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...