FullMoon - Sussurros sob a Lua Cheia (2 volumes)


Autora: Sanami Matoh
Editora: Panini Comics

   Antes de tudo, tenho que dizer que não sou especialista em mangás, estou começando a ler recentemente e não conheço muito sobre as suas informações técnicas, então estou montando este post mais para comentar sobre a história e sobre o que achei do traço. Se comentar alguma coisa técnica errada, por favor me avisem nos comentários ;)

   FullMoon conta a história de duas famílias, interligadas: a de David, que é um vampiro, e a de Marlo, que é meio vampiro e meio lobisomem. Os dois são primos, e isso faz com que a família de Marlo procure o pai de David, que além de parente, é um prestigiado médico. Mas o estado de Marlo pode ser mais complicado do que imaginavam, e com isso surge uma inusitada solução, que pode ser muito proveitosa e causar muita confusão.

   Como estou colecionando alguns mangás, eu vi essa história nas bancas e apesar de não saber qual a sinopse na hora, comprei por serem somente dois volumes, e a capa parecia ser relacionada com alguma coisa engraçada. Como tenho feito, só peguei para ler depois de completá-la, e terminei os dois volumes no mesmo dia.

    Começo aqui falando da história em si: o mangá traz, entre outras coisas, um relacionamento gay, ou como vi na internet, é um mangá encaixado na categoria BL (Boy's Love). Mas, esse relacionamento é um pouco complicado, pois uma das partes não declara sua paixão com facilidade. Achei o enredo engraçado em vários momentos, e com algumas lições em outros, mas também contém algumas falhas de conteúdo. Em um ponto específico estava em uma cena romântica e na página seguinte os dois personagens estavam em outro cenário, brigando.

    Quanto ao traço: como disse, não sou especialista, e não leio muitos mangás, mas não gostei muito do traço deste. Em vários momentos os rostos dos personagens mudavam drasticamente de um quadro a outro, e eu não conseguia discernir mulheres de homens em vários momentos. Além do que, em alguns momentos sumia uma boca, ou ela ficava meio desenhada. Alguns personagens também tinham a cor do cabelo mudada em momentos diferentes da história. Marlo, por exemplo, é loiro, mas tem um momento que parece com o cabelo sombreado, como se fosse preto. O mesmo acontece com David.


    Quanto à qualidade da publicação: tirando os problemas que tive com o conteúdo e não ter gostado do traço (que pode ser atribuído ao original, e não à Panini), o mangá foi publicado com papel jornal, o que é ruim na hora de ler e conservar. Além do que, pelo preço, poderia ser melhor. Não sei se isso é do original ou não, mas algumas páginas estão mais sombreadas e outras estão praticamente sem nenhum.


    De uma forma geral, eu achei bacana uma história com um casal gay (o que é difícil nos mangás que vejo publicados no Brasil) e tratados de forma natural, como um casal que se ama e só. Com toda a confusão, é bem engraçado, e valeu a pena por isso. Mas, não achei que valeu o preço que paguei, infelizmente. Espero que o mercado de mangás cresça em quantidade mas também em qualidade.

   E vocês, gostam de mangás? Me indicam algum? Estou comprando Guerreiras Mágicas de Rayearth (consertar), O Jogo do Rei e Sailor Moon, e também tenho Sakura Card Captors, na nova edição, completa, mas não li ainda. Comentem abaixo se gostaram do post e se já leram esses mangás por favor ;)

Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...