O Menino Oceano


Autor: Jean-Claude Mourlevat
Editora: Edelbra

Livro gentilmente cedido pela Editora Edelbra

   Yann tem seis irmãos mais velhos, três pares gêmeos, e é extremamente perspicaz e inteligente. Entretanto, ele é pequeno demais. Em uma noite chuvosa, os sete fogem de casa, e saem em busca do mar. A viagem e seu motivo tomam uma proporção maior do que imaginavam e pode mudar tudo o que conhecem.

   "Nesta reinterpretação moderna do clássico O Pequeno Polegar, de Charles Perrault, Jean-Claude Mourlevat, finalista do Prêmio Hans Christian  Andersen em 2012, constrói uma empolgante narrativa a partir dos relatos das testemunhas dessa jornada."

   Fiquei curiosa com essa afirmação da contra-capa, mas nunca li esse clássico e não quis pesquisar mais sobre ele para não ter spoilers. Então, li esse livro sem conhecimento do anterior, e não posso comentar nada sobre essa reinterpretação. 

   Yann é um menino que vai muito bem na escola e consegue se comunicar de formas inusitadas, mas sofre com bullying por ter a altura de um menino de 2 anos, quando tem 10. Apesar da estatura, Yann não é um anão, só é pequeno, citando o livro, como uma miniatura. Além desse problema, ele sofre por querer estudar em uma família que não incentiva os estudos, quase chegando a desestimulá-lo. 

   Seus irmãos o respeitam e seguem muitos de seus conselhos, inclusive os dois mais velhos. Ao mesmo tempo, seus pais o acham esnobe e prepotente, e tem uma relação distante. Em uma noite, Yann estimula os irmãos a sair de casa, e o sumiço das sete crianças vai parar na imprensa e na polícia.

    O livro é narrado por vários olhares, em algumas partes o enredo é contado por entrevistas, feitas após o caso ter sido resolvido, mas só sabemos o que acontece nos capítulos finais. Apesar de ter ficado interessada até o término, não gostei muito do motivo dado no desfecho. Não foi um motivo destoante da história, foi uma questão pessoal. Mas, de uma forma geral, foi uma leitura gostosa, e recomendo para aqueles que gostam de uma aventura e histórias com crianças.

Começo do primeiro capítulo
   As páginas são amareladas e o trabalho gráfico é muito bom. As orelhas são maiores do que o normal e a capa é muito bonita. O livro é pequeno (tem 135 páginas) e foi uma leitura rápida. E vocês, já leram? Estão interessados? Não esqueçam de comentar :)

Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...