Legend


Autora: Marie Lu
Editora: Prumo

   June e Day não poderiam ser mais diferentes. June é um prodígio em ascensão na República, mora na parte rica da cidade e mantém ótimas notas, tendo um futuro brilhante à frente. Day, por sua vez, reprovou na Prova, mora nas ruas e é o criminoso mais procurado pela sociedade. Apesar de terem conhecimento um do outro, os dois não se conhecem, até que as circunstâncias juntam seus caminhos.

    Comecei a ler Legend e percebi vários clichês de distopia. Houve uma grande inundação que dividiu os Estados Unidos entre duas nações: a República e as Colônias. Na República há um sistema: as crianças ao completarem 10 anos fazem a Prova, que, de acordo com a pontuação, as leva às suas obrigações no futuro. A sociedade está dividida em duas classes bem marcadas: de um lado a Elite, que conta com energia elétrica e comida constantes e a população pobre, onde um frango assado completo é um grande luxo.

   Mesmo tendo previsto grande parte das coisas que iam acontecer, eu gostei da leitura. June começa como uma garota insuportável para mim, o modelo da República, que realmente acredita em tudo que é dito, mas com o passar do tempo vai mostrando outra faceta. Já Day é apaixonante de cara. Um tipo de Robin Hood moderno, que já passou por vários problemas e sobrevive nas ruas o melhor que pode. 

   Algumas coisas na leitura me incomodaram um pouco, como a ingenuidade de June em alguns pontos em que ela já deveria saber como funcionava o sistema e em outros momentos mostraram habilidades que poderiam ter sido usadas melhor e foram ignoradas. Faltaram muitas explicações também, mas como se trata de uma trilogia, isso é natural.

    Legend conseguiu prender minha atenção, e ação é o que não falta. Espero que a série consiga se manter no nível e no ritmo desse primeiro livro, mas pelo que já ouvi de comentários por ai, acredito que isso aconteça. E vocês, já leram? Não esqueçam de deixar seus comentários :)

Boa leitura!
Ps: Esse livro faz parte do Desafio Literário Skoob 2014,
referente ao mês de Outubro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...