Esposa22

 

Autora: Melanie Gideon
Editora: Intrínseca

    Alice, após vinte anos de casamento, começa a refletir sobre sua vida. Chegando perto de uma idade importante, ela percebe que seu casamento foi para um direção inesperada. Se sentindo solitária e cada vez mais distante do marido, ela recebe um convite para uma pesquisa on-line sobre casamentos, e resolve aceitar. 

    Tudo é feito de forma anônima, e ela recebe o apelido de Esposa22, sendo conectada ao Pesquisador101, responsável pela condução das perguntas. Entretanto, os questionamentos trazem diversas memórias antigas à tona e a comunicação entre os dois se torna mais íntima do que era esperado.

    Escolhi esse livro para a MLV 2021, para a categoria Capa feia, e continuo não gostando dessa capa. Mas, como dizem, não se deve julgar o livro pela capa, e essa história foi mais uma prova disto. O livro é narrado em primeira pessoa, pela Alice, então não temos muita visão do que William, seu marido, ou os outros personagens estão sentindo. Além disso a autora usa recursos como emails, sms, mensagens e posts de Facebook para contar o que está acontecendo no mundo da protagonista.

    Achei o tom do livro bem sensível, e estava esperando várias coisas diferentes enquanto lia, mas a autora me surpreendeu. Estou com 30 anos, e vejo que a cada ano que passa me identifico mais com os livros adultos do que com os que costumava ler, apesar de ainda gostar de YA, infanto-juvenil e livros infantis. Mas de qualquer maneira, questionamentos em relação à família e relacionamentos estão no meu dia-a-dia.

    Os personagens são cativantes e a narrativa é bem gostosa. Achei interessante a forma como a autora encontrou de informar sobre a vida dos secundários: a protagonista lendo seus posts no facebook. Gostei muito que nenhum personagem é perfeito e todos tem questões a trabalhar, tornou o livro mais real. E vocês, já leram essa história? Se identificam com esse tipo de reflexão? Não esqueçam de comentar!

    Só por curiosidade, gostei muito mais dessa capa que achei online:



Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...