Jogos Vorazes


Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

   Bom, o filme foi lançado faz um tempo, meu namorado já leu a trilogia, e aproveitando uma promoção na Submarino, comprei os três livros.

   O livro me chamou a atenção. Só por isso já ganhou pontos. Eu tinha começado a ler antes, mas estava com outros no começo da lista, e acabei não continuando. Curiosamente desta vez, eu não estou conseguindo parar. Li o primeiro em dois dias, já estou lendo o segundo, e doida para ver o final da história.

   O livro se passa numa época futurística, em que a América do Norte acabou e se formou uma grande nação no seu lugar chamada Panem, formada por 13 distritos e a Capital, que comanda todos eles. Em uma revolução o 13° foi esmagado, e uma regra foi criada. Todo ano, cada distrito deveria enviar dois jovens, entre 12 e 18 anos, escolhidos por sorteio, para participar dos Jogos Vorazes, onde esses 24 jovens seriam confinados em uma arena, onde eles devem se matar até sobrar um vitorioso, para relembrar que eles não deveriam se rebelar novamente.

   A personagem principal, Katniss, mora com a mãe e a irmã Prim, de 12 anos, no distrito 12, o mais pobre. Elas sobrevivem muito parcamente, mas conseguem se manter. No sorteio, sua irmã mais nova é escolhida, e Katniss resolve se voluntariar no seu lugar. Assim ela é mandada à Capital junto com Peeta, um rapaz que no passado ajudou sua família. Ela ganhando, traz fama, fortuna, e dinheiro para viver confortavelmente o resto da vida. Perdendo, ela morre e prejudica mais ainda a vida de sua família.

   Achei a personagem principal Katniss, um pouco chata e confusa, e suas reações são muito exageradas. Isso dá um tom um tanto raivoso na hora da leitura, pois o livro é narrado por seus pensamentos, então muitas vezes me vi tendo raiva dela.

   A história é cativante, e dá para sentir que tem algo mais por trás de todo aquele mundo rico e desmiolado da Capital e daquele jogo cruel, o que faz com que queiramos ler os próximos para descobrir. A leitura é fácil, então passa voando e é uma boa pedida para quem gosta de entreterimento e uma pontada de mistério.

   O filme ficou muito parecido e achei bem fiel ao livro, com poucas modificações. Mas recomendo que seja visto depois da leitura, porque pessoalmente, gosto de imaginar os personagens e muitos imaginei totalmente diferentes.

Recomendo!

Um comentário:

  1. Este livro é muito agradável! A história cativa e relaxa! Também adorei...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...