Em Chamas


Antes de tudo: Esse livro é o segundo da trilogia "Jogos Vorazes", então para quem não leu o primeiro recomendo que não leia esse post, pois terá spoilers.


Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

"Tique-taque"

   Terminamos o primeiro livro "Jogos Vorazes" sabendo que Peeta e Katniss escaparam dos Jogos com uma estratégia que pode acarretar em sérias consequências. Nem todos se convenceram com o amor dos dois, e o modo como se salvaram foi interpretado como uma rebeldia. E todos sabemos o que a rebeldia anterior causou aos distritos.

    Meses depois, Peeta e Katniss estão morando na Aldeia dos Vitoriosos e precisam voltar à Capital para a Turnê da Vitória, um evento em que o vitorioso, nesse caso os dois, viajam para cada distrito e para a Capital para uma "comemoração" e rememorar a morte dos tributos. Uma viagem cansativa e dolorosa para todos. Katniss então é informada que ela precisa ajudar a apagar a fagulha que a ação dela causou no final dos jogos, evitando uma revolução e a morte de seus entes queridos.

   Entretanto, Katniss e Peeta estão afastados desde que ele descobriu que ela não o amava e estava usando o amor como uma estratégia traçada junto com seu mentor para sobreviver, o que torna sua missão de parecer loucamente apaixonada muito mais difícil. Durante a Turnê, uma pequena revolta acontece no distrito 11, o que leva a um aumento de segurança no distrito 12 e em todos os outros.

   Nesse ano, acontece o Massacre Quaternário dos 75 anos, uma versão especial dos Jogos Vorazes que acontece a cada 25 anos com condições especiais. No primeiro, os moradores de cada distrito tiveram que votar nas crianças que seriam sacrificadas, no segundo, o número de tributos dobrou. E fica pairando o medo de qual será a surpresa que o terceiro trará. 

   O livro traz um clima mais sombrio do que o primeiro, pois há o medo de castigo para os familiares e amigos, o desafio de tentar agradar a Capital para salvar inclusive a própria vida, e todo o questionamento da validade de uma revolta. Será que valeria a pena?

    Ele nos traz mais perto para a face mais cruel da Capital, a falta de humanidade e a covardia em muitos aspectos, e traz grandes reviravoltas na história, algumas que não ficaram óbvias na história. Mostra quanto o psicológico dos personagens foi afetado pelos jogos, e o quanto eles mudaram por causa disso. Katniss se mostra mais amadurecida, enfrentando a situação com a confusão e a desconfiança que marcam a personagem. É um livro de muitas emoções e que devorei de um dia para outro.

   Para quem gostou do primeiro, é um prato cheio, e para quem sentiu falta de ação e suspense, um banquete.



2 comentários:

  1. Tudo o que Suzanne não usou no primeiro livro, nos mostrou nesse. E a mesma coisa ela faz com o terceiro.
    Adoro essa trilogia, de forma geral. Gosto da escrita da autora, gosto da história e me sentia presa ao livro, não conseguindo fazer mais nada a não ser ler...
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse livro me deixou bem nervosa durante a leitura rs. Estou querendo ler a outra série dela "As Crônicas do Subterrâneo", mas não tenho data para isso. Obrigada pelo retorno, Bárbara! Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...