O Castelo Animado

"Na terra de Ingary, onde coisas como botas de sete léguas e mantos de invisibilidade existem, é um verdadeiro infortúnio ser a mais velha de três irmãs. Todos sabem que é você que vai sofrer o primeiro, e maior, fracasso se as três saírem em busca da sorte."


Autora: Diana Wynne Jones
Editora: Record

    Sophie é uma jovem realista, tem duas irmãs mais novas e sabe que o melhor está reservado para elas. Quando seu pai morre, é natural que ela herde a chapelaria da família e passe seus dias gerenciando a pequena loja e fabricando lindos chapéus. Mas tudo muda quando a Bruxa das Terras Desoladas aparece e a transforma em uma senhora de 90 anos. Ela precisa então decidir o que fazer e partir em uma aventura maior do que tudo que já imaginou.

    Conheci O Castelo Animado através da adaptação feita, com o mesmo nome. Sou apaixonada pelo desenho e já assisti várias vezes, mas por muito tempo não tinha ideia de que vinha de um livro. Passei muito tempo procurando o volume, e estava muito difícil encontrar algum com um preço razoável. Quando a editora lançou uma promoção com três livros da autora e um da Meg Cabot, eu não perdi a chance!

    A história desse livro é muito especial para mim, pois adoro enredos com magia e muitas aventuras, mas não é só disso que se trata. O Castelo Animado traz a história de vários personagens cativantes e alguma moral por trás, sem perder várias cenas engraçadas e tocantes. Apesar de ter algumas diferenças da adaptação, o livro e o desenho tem um lugar especial no meu coração.

     Sophie é uma jovem normal, que ama sua família e vive uma vida tranquila. Seu pai as cerca de tudo do bom e do melhor até que, com sua morte, elas passam por dificuldades financeiras, e precisam tomar rumos diferentes. Cabe à Sophie ajudar Fanny, sua madrasta, na chapelaria da família e, como mais velha de três irmãs, não espera nada grandioso à frente. Um dia uma estranha mulher entra em sua loja, e ela precisa mudar várias coisas que sempre teve como certas.

    Uma figura muito enigmática que ronda sua vila é o mago Howl, um homem jovem e muito bonito que, segundo dizem, seduz jovem mulheres e rouba seus corações. Ele anda em um castelo enigmático, que se move e faz barulhos muito estranhos. E é lá dentro que conhecemos dois personagens muito carismáticos: Calcifer, o demônio do fogo com um péssimo temperamento, e Michael, o ranzinza aprendiz de Howl. 

     Junto com eles e mais alguns personagens partimos em uma grande jornada, com direito à muita magia, desentendimentos e surpresas. Recomendo à todos a leitura e que não percam também a adaptação. Para os que, como eu, já viram o desenho e se apaixonaram, não deixem de ler essa história também. Se houvesse uma graphic novel eu leria com prazer, e provavelmente vou ver o desenho e reler este livro muitas vezes mais. 

    E vocês, já leram? Já viram? Espero que sim! E se não, se juntem a essa jornada maravilhosa! Não esqueçam de comentar! :)

Boa leitura!

Esse livro faz parte do Desafio Literário Skoob 2014,
referente ao mês de Novembro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...