O Mistério da Estrela - Stardust

"Era uma vez um rapaz que queria realizar o Desejo de seu Coração".


Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco

   É assim que começa essa bela história. Eu já vi o filme Stardust umas cinco vezes, e gosto muito dele, então sempre tive curiosidade para ler o livro mas acabava me prendendo em outros que também eram interessantes.

   Consegui terminar a leitura, e o livro é completamente diferente do filme. Continuo amando o filme, mas sinto aquela sensação de ter visto duas histórias diferentes. O foco principal ainda está lá, a busca da Estrela para poder dá-la à Victoria, a viagem por outro mundo, a mudança do personagem principal. Mas o desenvolvimento, construção e características de praticamente todos os personagens é bem diferente.

   O livro se passa em Muralha, um vilarejo na Inglaterra que faz divisa com um mundo mágico através de uma muralha gigantesca que tem apenas uma pequena passagem entre os dois. Existem guardas para impedir que as pessoas cruzem essa passagem, e a interação entre os dois mundos acontece apenas em um dia especial, onde ocorre uma feira. O personagem Dunstan Thorn inicia a história, e seu filho Tristran a protagoniza.

   Tristran é um jovem de aparência diferente da dos demais (uma de suas orelhas é quase pontuda) e diz coisas estranhas às vezes. Quando cresce se apaixona pela mais bela moça do lugar, Victoria, e esse seu amor o leva a prometer algo que é dado como impossível. Numa bela noite estão os dois conversando e uma estrela cadente aparece no céu. Tristran, no meio de promessas de amor, lhe diz que pegaria aquela estrela para ela e, em troca, Victoria lhe daria seu desejo quando ele retornasse, mesmo que fosse sua mão em casamento. Incentivado por essa promessa, Tristran se despede de seus pais e de uma forma misteriosa consegue atravessar a passagem, começando assim suas aventuras.

   Vou parar por aqui para não entregar a história, mas esta é apaixonante. A descrição da Terra Encantada é bem detalhada e nos carrega para um mundo complexo, mutante, que traz inúmeras surpresas, e é essa sensação que Tristran traz no desenvolvimento da história.

   É um livro curto, fácil de ler, com capítulos pequenos e bem divididos. A história pode ser lida por todas as idades, acredito que cativaria qualquer uma delas. Já havia lido Coraline, outro livro do autor, e acho incrível a forma como ele consegue criar e descrever esses mundos tão diferentes. Trazer um pouco de mágica, aventura e amor para nossas vidas é sempre benigno. 

3 comentários:

  1. ESSE ME DEU ENTENDER QUE SEJA MAIS INFANTIL... MAS AS VEZES É BOM VARIAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece infantil, mas não é tão infantil assim. O livro é um pouco pesado em algumas partes, e tem uns temas adultos. Agrada a todos =)

      Excluir
  2. É a primeira vez que leio alguma coisa a respeito desse livro e gostei do que li. Existem livros que dão a aparência infantil mas são escritos para adultos. Vou procurar ler o livro. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...