Então, conheci minha irmã

 "A morte as separou, um diário as uniu."

Autora: Christine Hurley Deriso
Editora: Gutenberg

   Summer tem 17 anos quando recebe um presente de sua tia: o diário da irmã, Shannon, que morreu aos 17 anos, no ano em que sua mãe engravidou novamente. Resultado de um terrível acidente de carro, a morte de Shannon deixou um fantasma em sua vida: a irmã perfeita, inteligente e boa filha.

   Não tendo uma boa relação com os pais, Summer acredita ser uma decepção. A casa tem vários tributos à irmã que ela nunca conheceu, e não conversam muito sobre ela, claramente um ponto de dor e tensão em seu lar.

    Summer começa a ler o diário e acaba conhecendo melhor a família e aquela que nunca esteve presente fisicamente na sua vida, mas que sempre foi uma constante de comparação. Depois daquele verão, a vida da nossa protagonista iria chegar ao exato momento em que a de sua irmã acabou: o primeiro dia do último ano do ensino médio.

    Relações familiares tendem a ser complicadas. Summer tem uma referência em sua vida que nunca conseguiu alcançar, e com isso se sente sempre inferior. Ao mesmo tempo, ela gostaria de ter conhecido aquela que é uma grande parte de sua vida familiar. Receber o diário de Shannon é algo que balança tudo que ela pensou conhecer sobre seus pais e sobre sua irmã.

    Eu devorei esse livro, e apesar de ter algumas partes lentas, eu gostei muito de como a autora lidou com esse processo de descobrimento de Summer e com o processo de luto da família e da protagonista. Apesar de nunca ter conhecido a irmã, Summer sente que já sabia como ela era por uma visão passada por familiares, e é interessante ver como uma pessoa pode ter diversas facetas. 

   A leitura é muito delicada e fiquei feliz por ser um livro único, e não uma série. A história se completa nesse volume e a escrita é gostosa de acompanhar. Não gostei muito da capa, mas também que não é algo que me incomode muito. E vocês, já leram esse livro? Não esqueçam de comentar!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...