Dom Casmurro


"O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mais falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo."

Autor: Machado de Assis
Editora: Textos para Reflexão

   Dom Casmurro dispensa apresentações. Clássico da literatura, já foi muito discutido, analisado e dissecado. Já havia lido há alguns anos, mas queria dar uma relida para o vestibular da UERJ de 2017, e aproveitei para pegar uma edição digital. (Sim, já li e escrevi esse post há algum tempo :p)

    Bento narra acontecimentos de seu nascimento à sua vida adulta, permeada de promessas e influência de terceiros. Filho único de uma jovem viúva, sua mãe fez uma promessa a Deus de que lhe poria no seminário e o ordenaria padre, o que foge aos desejos do mesmo quando se torna rapaz. 

    Capitu por sua vez é sua vizinha, os dois cresceram juntos e na adolescência essa amizade cresce e se torna algo mais. Criticada por um agregado que mora na casa de Bento, se torna uma ameaça para o futuro de seu vizinho como padre, e é citada como motivo para que seu envio para o seminário seja feito de forma mais apressada.

    O personagem principal, Bento, é personagem e narrador do livro, e somente acompanhamos sua visão dos eventos, o que traz muita repetição à história. Em momentos ele afirma lembrar de tudo em de forma detalhada e em outros que sua memória não é muito boa. É extremamente influenciável pela opinião dos outros e cego de ciúme por Capitu, seu par romântico. Só o olhar de outro homem ou o roçar de um braço no de Capitu já o leva a loucura. 

   Metade do livro cobre sua vida até adolescência e a outra metade sua vida adulta. Não senti amadurecimento durante esse período e algumas atitudes refletem muito o adolescente. Não vou entrar muito em detalhes aqui, porque apesar de ser um clássico da literatura acredito que as próximas gerações tem direito a uma leitura sem spoilers (inclusive se você veio aqui para conseguir um resumo para a escola ou o vestibular, leia o livro. Não há resumo que vá cobrir o conteúdo completo do livro e sempre há o que aprender).

    Não gostei muito da leitura da primeira vez e também não curti muito da segunda. Achei que tinha julgado mal o livro até a metade, mas segunda parte foi difícil de ler. Bento se repete, estende momentos desnecessários e corre onde deveria ter mais detalhes. Tirando que toma atitudes reprováveis em alguns momentos. 

   Mas, como sempre digo, por mais que você acompanhe a opinião de outros leitores, não deixe de ler e formar a sua, se você estiver interessado no livro. Nada melhor que formar a sua própria opinião, e você pode ter uma visão totalmente diferente da minha em relação ao livro e ao conflito que trás. Não esqueça de comentar abaixo :)

Boa leitura!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...