O Lado Feio do Amor

"É engraçado como as coisas são. Às vezes, não dizer nada fala mais do que todas as palavras do mundo. Às vezes, meu silêncio está dizendo: não sei falar com você. Não sei o que está pensando. Converse comigo. Me diga tudo que já disse na vida. Todas as palavras. Desde a primeira."


Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record

   Tate Collins está começando uma nova vida, e se muda para o apartamento do irmão, Corbin, planejando continuar seus estudos como enfermeira, em um mestrado, e mais para a frente, conseguir seu próprio lugar. O que ela não esperava era encontrar Miles, que mora no apartamento de frente ao seu e é colega de trabalho e amigo de seu irmão.

    Ela não pretendia se relacionar com ninguém para se dedicar completamente aos estudos, e Miles além de misterioso, deixa claro que não tem a menor chance de se apaixonar ou querer um relacionamento. Mas a atração entre os dois aumenta cada vez mais, até que chegam a um acordo: sem promessas de futuro, sem perguntas sobre o passado. Até que Tate percebe que não se apaixonar não é uma escolha que ela possa fazer.

    Vou começar falando que já li outros livros da autora e gosto muito do trabalho dela. Então claro que comecei essa leitura com expectativas. E posso dizer que estavam altas. A sinopse não me agradou muito, pois já vimos esse tipo de história várias vezes, mas fui de peito aberto. Não sei se foi a época, a minha idade, mas eu não consegui gostar desse livro. 

"Estou feliz porque estamos nos divertindo juntos. Estou triste porque estamos nos divertindo juntos. Estou com raiva porque estamos nos divertindo juntos e quero muito disso. Muito mais dele."

    Os dois personagens principais tem suas falhas e eu não consegui me simpatizar com nenhum deles e nem com os dois juntos. Apesar da cena onde os dois se veem pela primeira vez ser um pouco engraçada, cada vez que os dois interagiam, eu não conseguia torcer para que terminassem como um casal.

    O livro se passa em duas partes que se intercalam: uma há seis anos, com Miles terminando o ensino médio e a outra no tempo atual do livro, em que ele é piloto e evita qualquer tipo de conversa mais pessoal. Apesar de não ser exatamente grosso com a Tate, eu acho que ele abre espaços que não deveriam existir no tipo de relação a que eles se propõem, e tem umas atitudes abusivas ao longo do tempo em que estão juntos. 

    O tempo todo nós vemos flashbacks da vida dele, e apesar de não entender muito o porquê do problema inicial existir, eu fiquei abalada com o trauma que ele viveu. Como sempre, a autora teve uma sensibilidade e escrita maravilhosa nesse momento, mas de alguma maneira eu não consegui ver complexidade em Miles e Tate.

   "Agora está claro que eu, muito provavelmente, inventei esses seus sentimentos para que se igualassem aos meus. A emoção que aparecia algumas vezes por trás dos olhos quando estávamos juntos era obviamente uma invenção da minha própria imaginação. Uma invenção da minha esperança."

   Ultimamente, cada livro que leio (principalmente os voltados aos jovens) em que o cara é misterioso mas magoa a mulher por (insira aqui qualquer motivo possível) várias vezes e mesmo assim ela continua correndo atrás dele me deixa um pouco preocupada. Uma amiga minha uma vez veio me dizer que não conseguia terminar outro livro em que o cara era extremamente abusivo porque ela ficava triste de nunca poder ter um relacionamento daquele tipo, com aquela intimidade, e parecia que ela estava ignorando os problemas pela descrição de que eles eram perfeitos um pro outro, com grande sintonia e um grande final feliz, e eu fico pensando em quantas meninas podem romantizar esse tipo de comportamento (principalmente na sociedade machista que vivemos, que muitas vezes já normaliza para nós enquanto crescemos) e até mesmo desejar viver isso. Eu sei que ficção é diferente de realidade, mas de alguma maneira esse tipo de livro não me agrada mais e acho que vale essa reflexão quando você for ler esse tipo de enredo. 

    Como eu li em ebook no Kindle (o livro está disponível no Kindle Unlimited, se você tiver interesse em lê-lo), eu não posso falar muito sobre a edição física. Ainda gosto da escrita da autora, claro, e pretendo ler os outros livros que ela lançou que ainda não foram lidos. Como gosto de dizer, essa é a minha opinião e é claro que você pode gostar do livro, podemos conversar sobre ele nos comentários (só marque spoiler se precisar, para não atrapalhar a leitura dos outros :) )

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...