ATENÇÃO: Esse livro é recomendado para maiores de 18 anos.
Autor: Fabio Shiva
Editora: Caligo
A sinopse desse livro me deixou intrigada, principalmente quando me aponta que o inspetor Alberto Teixeira está marcado para morrer. Esse tipo de pista sempre carrega um mistério e promessas que me envolvem bastante.
O Sincronicídio começa com a história do inspetor Alberto Teixeira, um homem que é dedicado a sua profissão e que pega um caso de assassinato muito estranho. Esse caso acaba o levando a pistas mais estranhas ainda e a se envolver em uma história muito perigosa. Com a apresentação de vários personagens e várias reviravoltas, não consegui largar a leitura por um bom tempo.
Na contra-capa descobrimos que a história envolve xadrez e o I Ching, o Livro das Mutações. Confesso que apesar de jogar um pouco de xadrez anos atrás, não conhecia nada sobre o I Ching, e isso me deixou um pouco receosa. Mas, ao me envolver com a leitura, não senti falta desse conhecimento, pois consegui acompanhar muito bem a história.
Não foi um livro com que me identifiquei de cara, mas achei tão bem escrito e diferente de tudo o que vinha lendo, que acabei conseguindo imergir no enredo. Uma coisa que me encantou foi a diferença na narrativa, que não é muito linear. Em alguns momentos estamos com o inspetor, em outros no passado ou com outros personagens. Tudo isso com uma transição super natural e que não me causou nem um pouco de confusão ou desconforto.
É um livro para se ler com a mente aberta, pois traz várias reviravoltas inesperadas e cenas um pouco pesadas, a meu ver. Foi com uma sensação de tristeza que terminei a leitura e ficou uma grande dose de reflexão para os dias que seguiram. Até agora, para formular esse post, estou tendo um pouco de dificuldade, pois várias coisas que gostaria de comentar seriam spoilers.
É muito bom quando uma pessoa que lê muito encontra algo que a surpreende totalmente, e tive um prazer de sentir isso nesta obra. Vou acompanhar a página do autor para quem sabe sentir isso de novo em um próximo trabalho. Se algum de vocês tiver lido esse livro, e quiser comentar algo sobre a história, por favor me mande uma mensagem pela página no Facebook ou pelo email do blog (sarah@sincerando.com) :)
Link para compra do livro: Loja da Editora Caligo.
Boa leitura!