Amor e Outros Contos

"Ele ficou vendo o ônibus se distanciar pela avenida, o rosto abatido, 
pensando por que o amor era tão difícil..."

Autor: Luiz Vilela
Editora: Edelbra

   Amor e Outros Contos é um livro pequeno, com 96 páginas e 8 contos, mas que me fez parar para refletir e que acabei lendo bem devagar, para saborear melhor. Os contos trazem situações do dia-a-dia, com algumas confusões e interações que vemos por ai, e com isso acabei me identificando e torcendo pelos personagens. 

   Em Amor, vemos a história de um casal na rua, discutindo sobre um assunto banal, e as ramificações que essa discussão trouxe. Consigo ver o diálogo sendo feito por um casal real, uma conversa que eu poderia ouvir enquanto passeasse no shopping, por exemplo. Relacionamentos muitas vezes podem ser complexos e confusos, e o conto conseguiu passar isso.

  Já A volta do campeão me fez pensar em várias coisas diferentes. Um idoso perdido no tédio acaba encontrando um grupo de meninos brincando na rua e relembra seu passado. A história traz um ar de nostalgia e doçura cativante. Além disso traz também uma reflexão sobre como nos deixamos atingir e influenciar por opiniões externas. 

   Em Fazendo a barba, encontramos um senhor e seu aprendiz ocupados no preparo de um cadáver para o seu velório. Ao fazer a barba do defunto, o barbeiro e o rapaz discutem algumas questões existenciais, e refletem sobre a vida. 

   Bichinho engraçado traz uma lição sobre animais e a sociedade, e apesar de querer outro final, achei que esse encaixou com a realidade. Um homem participa de uma pescaria com seus amigos pela primeira vez, e se depara com uma situação considerada normal, mas que ele não concorda, e tenta não participar. Só que isso acaba trazendo alguns problemas para sua vida, e ele precisa descobrir o que fazer.

   Em Nosso fabuloso tio, encontramos o típico senhor de outra geração: forte, com uma educação patriarcal, e com opinião forte. Titio é um idoso que apesar da idade e problemas de saúde, não larga o cigarro, que impõe sua opinião à família e às pessoas à sua volta. Entretanto, também pode ter um lado diferente, e um enorme amor à vida.

   O suicida é uma história que envolve uma crítica à sociedade. Um homem telefona para a rádio local e informa o local e a hora em que vai se suicidar. Isso causa grande comoção às pessoas que moram na cidade, e um grande grupo se concentra no local, esperando para ver se o homem realmente irá se matar. Adorei a forma como as pessoas foram mostradas nesse conto, pois vemos muitos por aí que são assim.

   Uma lástima trouxe para mim uma crítica que vejo no dia-a-dia. A forma como vivemos a vida ou queremos viver muitas vezes é vista como loucura, principalmente se não se encaixar com os padrões estabelecidos, e quando não nos encaixamos acabamos sendo rebaixados e duramente criticados. Um homem passa por isso, e descreve o que aconteceu.

   No último conto, Françoise, conhecemos uma bela jovem em uma rodoviária, que traz uma ar misterioso. Conseguindo dialogar com ela, descobrimos uma história complexa e dolorida, e que nem tudo é o que parece ser. O final me deixou intrigada, e gostei da forma que a história foi conduzida.

   Quanto ao acabamento do livro: maravilhoso. Cada conto traz uma ilustração e o cabeçalho bem definido, e a fonte é grande e confortável. O papel é amarelado, e a capa tem detalhes em verniz. A lombada e a contracapa são muito bonitas também. 




   Fiquei muito satisfeita com o livro, os contos são bem escritos e deliciosos, ótimos para quebrar aquela ressaca literária depois de ler um livro pesado. Recomendado! 

Compre aqui: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Cultura, Saraiva, Travessa;

Boa leitura!

Travessia

ATENÇÃO: Esse livro é o segundo livro de uma série, cujo primeiro livro é Destino. Essa resenha terá spoilers do primeiro livro, e não é recomendada para quem não leu o mesmo.

"Não entre docemente naquela boa noite,
A velhice deve arder e delirar ao fim do seu dia;
Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz."


Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras

   No último livro, Cassia começa a se revoltar e Ky é levado bruscamente da Sociedade de madrugada, desaparecendo em rumo às Províncias Exteriores, ao que parece ser a morte certa. Nesse volume Cassia parte à sua procura, e acaba descobrindo que ele conseguiu fugir para os Cânions da região. Apesar de ser boa a notícia de que Ky não está morto, ela traz um novo perigo: não se sabe de ninguém que tenha entrado nos cânions e voltado. Continuando sua busca, Cassia encontra sinais de uma vida fora da sociedade e uma rebelião se formando, e as coisas nem sempre são o que parecem ser. 

   Deixando a Cassia chata no livro anterior, aqui vemos uma personagem mais amadurecida, mais consciente de suas decisões. Fiquei muito feliz de ver essa transição, que foi feita de forma natural, nada forçado. Ky também nos mostra um outro lado e alguns detalhes de seu passado são revelados. Novos personagens são introduzidos (e amados) e Xander consegue surpreender em alguns momentos.

   Esse livro foi bem mais reflexivo do que o outro, explorando a força e vulnerabilidades dos personagens. Apesar de focar em parte a vida fora da Sociedade, também nos mostra o quão longos são seus braços e quão pesadas suas influências. Conhecemos mais sobre as Anomalias e Aberrações, como surgem e como são tratadas.

   Sinais de uma rebelião começam a aparecer, e os personagens dividem suas opiniões quanto a ela. Foi bom ver argumentos formados e embasados, ao invés de um simples: não gosto e pronto. O livro continua sólido e bem estruturado, e a história continua intrigante, com um toque de mistério. Assim como o anterior, traz uma sensação de como somos sortudos.

   Devorei esse livro muito rapidamente, e adorei a capa, tem muito a ver com a história. A diagramação ficou muito bem feita. Uma coisa que fez muita diferença nesse livro foi a mudança de narrador; ao invés de ser narrado somente por Cassia, os capítulos são intercalados entre ela e Ky, o que traz uma visão totalmente diferente do enredo.

   Continuo recomendando o livro!

Compre aqui: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Americanas, Cultura, Saraiva, Submarino, Travessa.

Para quem quiser a trilogia completa: AmericanasSubmarino.

Boa leitura!

Adormecida


Autora: Anna Sheehan
Editora: Lua de Papel

   Um rapaz perambula por um porão, e acaba encontrando uma adolescente, Rose Fitzroy, adormecida há 60 anos, em sono induzido. E tudo muda em instantes. Herdeira de uma poderosa corporação, Rose se vê jogada em um mundo que não conhece. Seus pais estão mortos, não tem notícias do rapaz que amava e precisa retomar sua vida, inclusive os negócios da família.

   Amei esse livro. Terminei a história e fiquei pensando nela por muito tempo. Quando peguei esse livro para ler, achei que fosse ser uma releitura de A Bela Adormecida. Não podia estar mais enganada. Rose é uma personagem de passado turbulento, que cresceu extremamente protegida, e agora se vê sozinha. Não conhece ninguém e não sabe no que confiar.

   O mundo está desolado e várias coisas mudaram enquanto ela dormia, inclusive o estado de estase, em que se encontrava, que agora é proibido. Além das mudanças à sua volta, precisa se acostumar com seu corpo, que está fraco e debilitado. A empresa da família está dominada por outras pessoas, e isso pode ser um perigo para ela, que nunca quis se envolver com nada disso.

   Rose é uma personagem doce, passiva, e isso afeta sua vida de uma maneira muito direta. Entretanto, essa mudança no mundo acaba afetando seu jeito de ser, e adorei a forma como a personagem amadurece durante a leitura. Conhecemos outros personagens muito bem construídos também, e temos flashbacks do seu passado, o que ajuda a esclarecer o que aconteceu.

   O livro traz uma reviravolta muito grande, que me surpreendeu e me deixou louca para ler mais. Apesar de ter um final sólido, traz uma ponta para uma nova história, que se sair, vou comprar o mais rápido que puder, e devorar! Comentem o que acharam do livro, adoro saber as opiniões de vocês :)

Compre aqui: (você ajuda o blog com uma pequena porcentagem sem aumentar o valor da sua compra) Americanas, Cultura, Submarino, Travessa.

Boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...